Motivação: 7 dicas para vencer o desânimo

Atualizado: 24 de Nov de 2020


A palavra “motivação” está muito presente em nosso vocabulário, seja no ambiente profissional, seja na vida pessoal. Afinal, ela está diretamente ligada aos nossos planos e objetivos.

Mas nos últimos meses, com o período de quarentena e a crise econômica, muita gente tem se queixado da falta de ânimo para continuar realizando suas tarefas diárias, seja em casa, no trabalho ou nos estudos.

Neste artigo, preparamos algumas dicas para te ajudar a (re)descobrir as suas motivações e continuar agindo na direção de seus sonhos. Confira!

Mergulhe no autoconhecimento

O primeiro passo para aumentar sua motivação é justamente descobrir o que te motiva. Pode parecer óbvio, mas não é tão simples assim.

Muitas vezes, temos uma visão equivocada do que nós realmente somos e desejamos. É comum que pessoas acreditem que seu sonho é fazer uma faculdade, trabalhar na área e construir uma casa, quando na verdade sua maior vontade é viajar pelo mundo ou montar seu próprio negócio.

Então, antes de partir para a ação, mergulhe em si mesmo e descubra quais são os seus verdadeiros propósitos de vida. Isso com certeza já será um grande passo!

Estabeleça metas

Depois de descobrir qual é o seu propósito de vida, é hora de estabelecer metas. Afinal, se não sabemos aonde vamos, fica fácil nos deixar vencer pelo desânimo e a desmotivação.

Uma dica é estabelecer metas SMART:

- S – Específicas (specific): tenha clareza e especificidade na hora de traçar seus planos, tomando cuidado para não ser muito generalista

- M – Mensuráveis (measurable): suas metas devem ser possíveis de serem medidas objetivamente

- A – Alcançáveis (attainable): sonhe grande, mas mantenha os pés no chão

- R – Relevantes (relevant): defina objetivos que façam a diferença na sua vida, dentro dos seus propósitos descobertos anteriormente

- T – Temporais (time based): estabeleça um prazo para realizar cada uma de suas metas

Comece pequeno

Ainda que seus objetivos sejam grandiosos, é preciso tomar cuidado para não tentar dar um passo maior do que a perna.

Começar por uma meta muito complexa pode te levar à procrastinação e até mesmo à desistência. Por isso, seguindo a dica anterior, destrinche seus objetivos em passos menores, para que você possa avançar pouco a pouco na direção do que deseja.


Tenha disciplina e acompanhe seus resultados

É preciso manter a consistência e a disciplina para nos mantermos com energia para buscar nossos sonhos. Afinal, a motivação não é tão espontânea quanto parece e está fortemente ligada aos nossos hábitos.

A partir dessa constância, somos capazes de reconhecer cada pequena conquista diária. Não deixe de comemorar quando completar uma pequena meta, por mais insignificante que possa parecer. São esses pequenos reconhecimentos que nos ajudam a querer seguir em frente.

Invista em si mesmo

Seja começando um curso de inglês, fazendo um curso online ou lendo livros, é importante investir em conhecimento e em ferramentas que nos farão crescer profissional e pessoalmente.

Lembre-se: conhecimento é poder. Quanto mais você se dedicar a isso, mais possibilidades você irá enxergar à sua frente.

Inspire-se

Ainda que as histórias inspiradoras de outras pessoas possam ter um efeito apenas momentâneo em nossa motivação, é importante nos cercar de pessoas que não medem esforços para conquistar seus objetivos.

Assim, certamente nos sentiremos muito mais animados para buscar nossos próprios sonhos. Mas não se atenha somente a isso: use também seu próprio sucesso como fonte de motivação pessoal. É sempre possível evoluir em relação ao que já fomos!

Afaste-se do que te desmotiva

Se você já sabe o que te motiva, fica muito mais fácil descobrir quais são as situações que fazem exatamente o contrário.

Talvez seja o emprego que não está tão legal, ou aquele amigo que só sabe reclamar e colocar empecilhos em tudo.

Nem sempre é possível evitar tudo isso, mas atente-se para não ser você mesmo a sua fonte de desmotivação: cuidado com a autossabotagem!

Como vimos durante este artigo, para aumentar os níveis de motivação, é preciso primeiramente nos conhecer e entender quais são nossos propósitos. Somente assim, poderemos agir na direção do que é relevante para nossas vidas!




29 visualizações0 comentário

Inscreva-se. É GRATUITO!

Deixe seu nome e telefone que enviaremos as atualizações do nosso conteúdo semanalmente em seu WhatsApp.

Assine a nossa newsletter

Política de Privacidade

© 2020 conteúdo criado por Colégio Educacional Evangélico.

www.educacionalevangelico.com.br

Curitiba - PR