Como posso contribuir para melhorar o desempenho escolar dos meus filhos na pandemia?

Atualizado: 24 de Nov de 2020

De repente, as salas de aula se transformaram em salas virtuais e todo o cenário da educação mudou no mundo todo.

Com a pandemia e a necessidade de isolamento social para conter a disseminação do novo coronavírus, as crianças tiveram que ficar em casa e iniciar um novo modelo de aprendizagem, isto é, as aulas online.

Certamente, não foram somente os pequenos que sentiram esses impactos. Pais, professores e escolas estão enfrentando enormes desafios para dar conta da demanda de conteúdos e garantir o desenvolvimento pleno dos alunos.

Em um contexto tão novo, uma coisa é certa: o acompanhamento e a participação dos pais neste momento são ainda mais importantes para melhorar o desempenho das crianças.

Sabendo disso, preparamos algumas dicas para você ajudar seu filho a despertar o seu potencial. Confira!

A importância da rotina

Para que as crianças entendam que o período de quarentena não é sinônimo de férias, é preciso estabelecer uma rotina bem definida, com horários para acordar, comer, estudar, fazer as tarefas escolares e descansar.

Se possível, prepare um ambiente adequado para os momentos de estudo. O local deve ser limpo, silencioso e livre de distrações. Evite improvisar, indo cada dia para um cômodo da casa, especialmente se esses tiverem muita movimentação de pessoas.

Também é preciso levar em consideração os momentos em que os pais irão ajudar as crianças a realizar as atividades. Sabemos que nem sempre o horário que os pais têm livre nem sempre é o ideal, porque os pequenos já podem estar cansados e, portanto, mais distraídos. Escolha um momento que seja viável para todos.

Participação nas atividades

O acompanhamento da vida escolar dos filhos já era algo imprescindível antes da pandemia. Neste momento, em que as crianças ainda estão se adaptando ao novo cenário de aulas online, esse apoio pode ser a peça-chave para garantir um bom desempenho nas atividades.

Mais do que simplesmente conferir se os pequenos estão conectados à sala de aula virtual, é preciso se mostrar presente. Conversar sobre os aprendizados e as dificuldades pode ajudar a fixar o conteúdo na mente dos alunos e ainda faz com que eles percebam um interesse genuíno em seu desenvolvimento.


Que tal separar um tempo do seu dia para ajudar seus filhos na execução das tarefas passadas pelo professor? Mas lembre-se: é preciso respeitar o tempo das crianças: nada de fazer as atividades no lugar delas, porque elas “demoram muito” para concluir.

A ideia é oferecer apoio e auxiliar na resolução dos problemas sem oferecer respostas prontas, mas apontando a melhor direção para que os pequenos formem seu próprio raciocínio e completem o que precisam.

Se mostrar atento, sem cobrar demais

Como dissemos, o envolvimento dos pais no processo de aprendizagem dos filhos pode oferecer ganhos significativos para o desempenho das crianças, principalmente porque elas se sentem seguras e amparadas.

Se por um lado é preciso estar ao lado dos pequenos para apoiá-los e conduzi-los para o conhecimento, por outro é preciso saber dosar os níveis de cobrança a serem feitos neste momento.

É preciso levar em consideração as limitações da criança e também do cenário atual: é tudo muito novo e ninguém tem a obrigação de dar conta de tudo desde o início.


Portanto, exigir que seus filhos cumpram todas as atividades (online e offline) com maestria pode tornar o processo de aprendizado ainda mais complicado.

É claro que precisamos impor limites e estabelecer rotinas bem estruturadas para que o desenvolvimento intelectual não seja comprometido, mas é preciso ter equilíbrio.

No meio de tantas mudanças, tem sido um desafio manter os alunos interessados e atentos aos conteúdos ministrados nas aulas online, uma vez que o próprio ambiente virtual oferece inúmeras distrações para as crianças e adolescentes.

Além da participação ativa dos pais, o momento exige compreensão, apoio e respeito para que as relações entre alunos, pais e escola saiam fortalecidas e não desgastadas.




55 visualizações0 comentário
2.png
2.png

Inscreva-se. É GRATUITO!

Deixe seu nome e telefone que enviaremos as atualizações do nosso conteúdo semanalmente em seu WhatsApp.

Assine a nossa newsletter

Obrigado pelo envio!